segunda-feira, 3 de março de 2014

Voto Consciente visão Espírita - Rosana Régis de Oliveira

04 de março de 2014

Voto Consciente  

                                        Rosana Regis e Oliveira

         
                O artigo da escritora Lya Luft, publicado na revista Veja do dia 26 de fevereiro, resume tudo o que penso sobre o poder do voto consciente. Diz a escritora: ..."Podemos ser mais dignos? Podemos melhorar de vida?......Podemos uma porção de coisas melhores em nossa tumultuada vida? Podemos ser mais dignos e altivos? Não sabemos para que lado nos virar, onde procurar, a quem recorrer.Talvez a esperança seja não a destruição de ônibus, a quebradeira de lojas, a insensatez desatada. A esperança pode estar no gesto mais simples, breve, pequeno, porém transformador, desde que a gente saiba o que está fazendo, o que deve fazer: O Voto. Para que o voto seja esta esperança transformadora é preciso se informar, debater e descobrir algum nome a quem confiar esse voto ou acabará significando nada. Precisamos melhorar logo, para que o país não lembre uma nau sem rumo."
               Creio que é nele que todos nós temos o poder de mudar. Portanto leitor, pense muito antes de votar, leia, se informe e não deixe de propagar suas idéias aqueles a sua volta. Deixe seu comentário e debata com a gente sobre o voto!               

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Violencia - Existe Soluçao?

Gisela Regis

   
              O filósofo e escritor Jean-Paul Sartre, em 1947 escreve o seguinte: "Reconheço que a violência, seja qual forma que se manifeste, é um fracasso. Mas é um fracasso inevitável pois estamos em um universo de violência. E ainda que seja verdade que o recurso `a violência contra a violência, corre o risco de perpetuar, também é verdade que é a única maneira de acabar com ela".
      Hessel, um homem de valores humanistas e universais partilha dessa idéia até certo ponto, distanciando-se de Sartre ao rejeitar a idéia da inevitabilidade da violência como solução única. Escreve Hessel: "A frase de Sartre eu acrescentaria que a não violência é um meio mais seguro de acabar com a violência".
      A mídia nos mostra manifestações de violência em todas as partes, causando medo, insegurança. Ninguém está tranquilo e a violência está em toda a sociedade.  A transgressão mais a impunidade causam a violência? Estamos voltando ao olho por olho com o aumento do justiçamento? 

    Como enfrentar a violência?             

        
       A democracia está pronta? Porque valores de consumo são mais importantes hoje do que os valores morais e de família?
     São diversas perguntas que nos fazemos sem respostas. Nós espíritas, fundamentados na evolução, podemos acreditar que somos um povo primitivo?
     Pela resposta, à pergunta 753, do Livro dos Espiritos que diz "Nos povos primitivos a matéria prepondera sobre o Espírito. Eles se entregam aos instintos do bruto e, como não experimentam outras necessidades além das da vida do corpo, só da conservação pessoal cogitam e é o que os torna, em geral, cruéis. Demais, os povos de imperfeito desenvolvimento se conservam sob o império de Espíritos também imperfeitos, que lhe são simpáticos, até que povos mais adiantados venham destruir ou enfraquecer essa influência". Parece que nos encaixamos direitinho.
    E a respeito da violência, você concorda com Sartre ou com Hessel?



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Até quando?




Este é um trecho da musica "Até Quando" de Gabriel O Pensador. Voce concorda com ele?  A mudança desse mundo conturbado, violento, cheio de contestaçoes esta nas maos de cada um de nos?

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Ciência e suas Hipóteses - por Roberto Rufo

Certa ocasião ( 1.984/1.985 )  o Padre Waldemar , reitor da UNISANTOS e meu amigo , convidou um professor e ex-aluno seu de nome Nelson Gonçalves Gomes  
para nos dar um minicurso sobre Filosofia da Ciência . O professor havia morado na Alemanha ,  Áustria e Inglaterra se me lembro bem e  tinha feito vários  cursos sobre filosofia da ciência , inclusive  com o filósofo Karl Popper . Na época o Professor Nelson dava aulas na Universidade de Brasília sobre Filosofia da Ciência .

Chegou a nos relatar um fato muito interessante , do convite feito por ele ao filósofo Karl Popper , já muito idoso , para uma conferência na Universidade de Brasília . Tudo certo , até o Popper telefonar e informar que não havia recebido as passagens aéreas .  Investigando o ocorrido , a reitoria lhe informou que havia uma pressão de setores ditos progressistas e revolucionários da Universidade de Brasília em receber o filósofo Popper por considerá-lo um reacionário da direita .

Fazendo um paralelo a esse tipo de situação , lembro-me quando o estadista Nelson Mandela aos 80 anos de idade resolveu fazer um périplo pelo mundo fazendo conferências expondo a nova situação da África do Sul , em busca também de investimentos no país . Já havia recebido o Prêmio Nobel da Paz . Quando estava prestes a chegar aos EUA , o governo Clinton lembrou que nos registros policiais do país , o Mandela ainda era considerado um terrorista da esquerda Foi aquela correria para evitar-se o vexame de no aeroporto o grande Mandela ser preso e algemado . Enfim casos que só a ignorância das ideologias pode proporcionar .
Bom , mas o que me leva a escrever a vocês , é que o professor Nelson no seu curso me disse uma verdade insofismável sobre a ciência , baseado na teoria dos paradigmas .
Eis o pensamento : “ Roberto , se amanhã o sol não nascer , não tem problema para a ciência . Emitiremos uma nova lei afirmando que a cada 4 bilhões de anos o sol não nasce !
Pronto , está estabelecida uma nova lei científica . E desconsidera-se o dito anteriormente “ .
Por Deus , pelo que li abaixo o cientista Hawking está afirmando que os buracos negros não existem . Se ele estiver certo , caso não seja apenas um traço de senilidade de sua parte ,
quero lembrar que foram anos e anos , livros e livros explicando os buracos negros . Só falta eles não existirem !!  Quem o contesta se apoia na sua doença . Mas como me disse o professor Nelson , não tem
problema . Alteraremos a lei atual e buscaremos uma melhor . Essa é a grande vantagem da ciência sobre a astrologia e as religiões com suas verdades imutáveis . O problema é que muita gente ganhou um bom
dinheiro com os buracos negros  . Espero não ter ido tudo pelo ralo , ou pelo buraco negro . E o cientista Hawking vive apregoando a não existência de Deus e da vida após a morte , taxando-as de uma fantasia . Nem mais certeza sobre os buracos negros ele tem , após clamar em altos brados pela sua existência .
Amigos , prevejo para um tempo não muito distante, a afirmação de que o Big Bang foi uma grande explosão de erros . Paciência.
Clamo pela volta da subjetividade , tão útil para nós espíritas quando se trata do conhecimento interior da realidade e do conhecimento. A objetividade deve limitar-se aos fatos .

Sugiro para tanto a leitura do livro Filósofos da Consciência . Autor : Eugene Webb .
Um grande abraço a todos .
Roberto Rufo .
E VOCÊ NOSSO LEITOR, O QUE PENSA DA CIÊNCIA?  DEIXE A SUA OPINIÃO, ELA É IMPORTANTE PARA NÓS DO ICKS.

Rolezinho - por Gisela Régis

ROLEZINHO....A reportagem "Eu não quero ir no seu shopping" (Veja - 22 de janeiro") suscitou comentário de um leitor que achei muito pertinente e o qual reproduzo aqui: "A reportagem me chamou a atenção por revelar detalhes que vão além do preconceito ou da desigualdade social, como pregam os simpatizantes de causas sociais. Por trás de cada rolezinho estão pais sem autoridade, que abrem mão de seus pequenos salários, conquistados com trabalho árduo e dignidade, para alimentar os desejos consumistas de seus filhos, jovens que creem cegamente que roupas e acessórios absurdamente caros ditam o caráter e os valores de um individuo. São pais que não sabem dizer não e que, por inúmeros motivos, não conseguiram ensinar valores como respeito e dignidade a seus filhos. Os rolezinhos servem para esfregar na cara da sociedade que a defasagem da educação no Brasil não somente é um mal que acomete as escolas como denuncia que elas devem ser repensadas desde o nascimento pelos pais. Infelizmente a sociedade e o governo populista que só quer angariar votos enxergam no fenômeno somente o preconceito e a desigualdade social, fazendo a maioria pensar que a culpa de os rolezinhos existirem é da suposta classe média consumista e ostentadora que trabalha para sustentar os governantes e seus projetos pseudossociais." - Stefanie Veras de Oliveira

LIVRO DOS ESPIRITOS - Da Lei do Progresso - capitulo VIII
Pergunta 785. Qual o maior obstáculo ao progresso?
"O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. A primeira vista, parece mesmo que o progresso  intelectual reduplica a atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição  e o gosto das riquezas....Curta, porem, é a duração desse estado de coisas, que mudará a proporção que o homem compreender melhor que, além da que o gozo dos bens terrenos proporciona uma felicidade existe maior e infinitamente mais duradoura."
E você? qual a sua opinião sobre esse assunto?

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Resposta- Brincadeira do Kadu Jornal Abertura novembro e dezembro de 2013

Resposta- Brincadeira do kadu  Jornal Abertura
                               
                novembro e dezembro  de 2013

 novembro de 2013

Não saiu brincadeira do Kadu no jornal.
  
dezembro de 2013

Ajustadas

1-afagar  2- família  3- caminho   4- acaso   5- ajuda  6- verdade   7- vontade  8- talento

9- devoto  10- bondade   11- dúvida   12- vibração  13- vocação   14- carinho   15- perigo

16- amigo. 


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Encontro com Fátima Bernardes em Outubro de 2013 aborda a Reencarnação


Encontro com Fátima Bernardes aborda a Reencarnação

No dia 29 de outubro a Rede Globo no programa da Fátima Bernardes abortou uma temática espírita, quem sabe motivada pela nova novela Joia Rara que tem como tema central uma menina que se reconhece numa encarnação anterior, o ator Caio Blat que interpreta um lama na novela estava presente.

Haviam vários convidados, dentre eles um médico e presidente de um Centro Espírita que trabalha curas espirituais, uma das mães citadas no filme sobre Chico Xavier, sue biógrafo Marcel Souto Maior  que agora está lançando o livro “ Kardec a biografia” e a global Christiane Torloni que se espiritualizou após a desencarnação de um de seus filhos.

Vale conferir o programa no site da Globo pela data 29 de outubro http://tvg.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/

 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

3 anos sem Jaci Régis


Hoje, 13 de dezembro faz 3 anos da desencarnação de Jaci Régis. Jaci como o chamávamos em nosso grupo do ICKS foi o idealizador e fundador do Instituto Cultural kardecista de Santos e seu Presidente, desde a fundação em 3 de outubro de 1999.
Jaci Régis escritor, psicólogo, economista e jornalista, foi presidente da Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda, do Centro Espírita Allan Kardec  ambos de Santos. Escritor de diversos livros e  um grande pensador que deixa uma vasta obra para as futuras gerações.
Para saber mais de Jaci Régis, veja sua biografia, aqui mesmo no nosso blog.

Deixe suas lembranças desta grande personalidade em forma de comentários neste blog.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A Liberdade de Ser e Escolher - Jaci Régis publicado no Jornal Abertura - novembro de 2013


Talvez o que caracterize as aspirações das pessoas de nossos dias seja encontrar a sua identidade.

O que somos, porque vivemos, para onde vamos?

Essa questão tem sido colocada há milênios, sem uma resposta satisfatória. Apenas que tudo são “insondáveis desígnios de Deus”, aos quais ninguém tem o direito de  questionar.

Foi estruturado um modelo de vida, a partir de uma suposta rebeldia da criatura com Deus, o pecado original. Indignado Deus teria determinado que as consequências desse pecado se transmitisse para toda a espécie humana, em todas as gerações. Tudo foi fechado no pressuposto da vontade de Deus. Porta vozes dessa pretensa vontade, as crenças estabeleceram regras, ordenações, que se  sobrepuseram às virtudes naturais.

Pecador nato, réprobo, o ser humano, não tem direito à liberdade de escolha. A vida, o corpo, o ar, a terra, a chuva, o sol, a morte, seu casamento, seus filhos, eram propriedade divina. Sua única esperança é o futuro, além da morte, caso aceite sem reclamação todas as dores e humilhações, se castre e renuncie a si mesmo. O modelo humilha a pessoa, não considera seus sentimentos, nem sua estrutura de ser.

Durante muitos séculos tal modelo não foi contestado. Veio, porém, a ruptura e chegamos ao século vinte, onde a ciência, desligada desse modelo, avançou rapidamente, penetrando no que se chamava “desígnios de Deus”.

As transformações se sucederam e a autoridade das religiões, criadoras e guardiãs do modelo, caiu ao ponto da sociedade rebelar-se contra a atuação desse Deus que as crenças sustentam.
 
Jaci Régis

 

E O ESPIRITISMO?

 

O Espiritismo afirma ter resolvido a equação: quem somos, de onde viemos e para onde vamos?

Em tese é verdade, dentro do seguinte enunciado: “Somos Espíritos imortais, criados simples e ignorantes e estamos no processo de crescimento evolutivo, em segmentos reencarnatórios”. Ele também apresenta uma nova visão da humanidade como um conjunto de Espíritos, ora encarnados, ora desencarnados.  Esse novo modo de entender as reações e interações físico-mentais, introduzirá uma forma mais ampla de avaliar o objetivo da vida e do projeto individual de cada um.

Na prática, contudo, esse enunciado sucumbe pela utilização de linguagem e conceitos muito parecidos com o modelo das igrejas.

Kardec aceitou, na elaboração de O Livro dos Espíritos, a utilização pelos Espíritos de uma linguagem que mantém, em parte, a falsa relação entre Deus e a criatura, constantemente ressaltada nos textos bíblicos. Felizmente podemos analisar suas ideias no contexto atual, em relação ao contexto em que as escreveu.

Ali encontrarmos expressões como Deus não permite. Como ousais pedir a Deus conta dos seus atos? Pensais poder penetrar os seus desígnios? Os únicos sofrimentos que elevam são os naturais porque vêm de Deus. Deus castiga a humanidade com flagelos destruidores, para fazê-la avançar mais depressa.  As classes que chamais sofredoras são mais numerosas porque a terra é um lugar de expiação.

944 – O homem tem o direito de dispor da própria vida?

Não. Somente Deus tem esse direito.

953.a – Concebe-se que, em circunstâncias, seja o suicídio repreensível, mas figuremos o caso em que a morte é inevitável e em que a vida só á abreviada por alguns instantes.

-É sempre uma falta de resignação e de submissão à vontade de Deus.

Outro ponto básico da doutrina espírita é o livre arbítrio. Sem ele o ser seria uma máquina, é textual. O livre arbítrio, contudo, tem sido mais usado como explicação para os fracassos e justificar as dores, numa aplicação direta da Pena de Talião. E não como pedra angular do edifício da vida universal, no pleno exercício da liberdade de construir seu próprio destino. A liberdade  é vista, sob certa forma, como problema,  dada as consequências dos atos, gerando culpa e castigo.

Que dizer então da pretensa supremacia dos Espíritos sobre os encarnados?
 Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem”  diz O Livro dos Espíritos, anulando a teoria do livre arbítrio.

A elaboração das ideias pelos gênios e pessoas inteligentes, “somente algumas proveriam deles próprios. Pois frequentemente são apenas interpretes do pensamento de Espíritos, estes sim, sábios e superiores”.

Mantido esse entendimento é difícil tornar aceitas as teses espíritas.

 

UM NOVO PERFIL

 

É necessário modelar um novo perfil para a pessoa humana e para a sociedade.

Agora as pessoas pretendem ter liberdade de escolher o próprio destino, sem o tacão de Deus.

São legítimas essas pretensões? Afinal o que se pretende? Destruir a sociedade? Viver sem valores, sem regras, sem limites?  Eis as questões que precisam ser consideradas. 

Aborto, eutanásia, células embrionárias, liberdade sexual, liberdades civis. Geralmente esses temas são logo combatidos pelas religiões que pretendem parar o sol, com seus dogmas e falar em nome de Deus.

Os espíritas não têm por que temer debater essas reivindicações. Não se trata de aceitá-las ou negá-las simplesmente. Nem, muito menos, engrossar o protesto frágil das religiões. Devemos, com bom senso, aceitar o desafio, pois o progresso se faz sempre.

A sociedade materialista e também niilista, segue adiante.

Kardec disse que o Espiritismo “Não deve fechar as portas a nenhum progresso, sob pena de suicidar-se.” E adverte “Entretanto, embora seguindo o movimento progressista, é mister faze-lo com prudência e evitar entregar-se às cegas aos devaneios, utopias e novos sistemas. Importa faze-lo a tempo, nem muito cedo, nem muito tarde e com conhecimento de causa”.

Orientação mais segura e positiva impossível.

O Espiritismo tem base para uma nova visão de Deus e do ser humano. Mas precisa reelaborar algumas posições, que o afastam das aspirações mais legítimas.

Que será do mundo sem Deus?

Mas que Deus?

Estes textos parecem definir bem o que o Espiritismo pode afirmar:

“Deus tem as suas leis, que regulam todas as vossas ações. Se as violardes, a culpa é vossa. Sem dúvida, quando um homem comete um excesso, Deus não expende um julgamento contra ele, dizendo-lhe, por exemplo: tu és um glutão e eu te vou punir. Mas ele traçou um limite: as doenças e por vezes a morte são consequências dos excessos. Eis a punição: ela resulta da infração da lei.”

“A sabedoria de Deus se encontra na liberdade de escolha que concede a cada um, porque assim cada um tem o mérito de suas obras.” (123).

 

Nota da Redação : Este artigo data de junho de 2007 não encontramos evidências de que tenha sido publicado anteriormente.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 Princípios da Ciência da Alma - Ricardo Nunes


20 princípios da ciência da alma.

Estamos muito próximos do XIII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita e, no último encontro, fui convidado a falar em uma mesa redonda sobre a tese da “ciência da alma”, de Jaci Régis. À época, elaborei alguns princípios que, segundo meu entendimento, resumem algumas ideias fundamentais desta importante proposta ao movimento espírita. Seguem abaixo 20 princípios da ciência da alma:

1- Ter consciência da importância da linguagem no trato das questões teóricas do Espiritismo. Como dizia Jaci, “anjo não pode ser sinônimo de espírito superior”.

2- Conscientizar-se que o objetivo da vida é o prazer, que se realiza através de uma existência útil, produtiva e direcionada ao bem. A ciência da alma postula que devemos nos afastar da cultura da dor, que desvaloriza a vida terrena.

3- Aplicar o “critério kardecista” na análise dos temas espíritas. Este “critério kardecista” nos convida à racionalidade, bom senso e equilíbrio na resolução das questões doutrinárias.

4- Abandonar a pretensão de o Espiritismo ter explicação para todas as coisas. O Espiritismo tem um objeto de estudo.

5- Manter equilíbrio entre a racionalidade e a afetividade. O homem é um ser de razão e emoção, devendo haver harmonia entre estas duas faculdades humanas.

6- Abandonar a ideia de que o Espiritismo seria ciência, filosofia e moral ou religião, por entender superada esta concepção.  O Espiritismo é um conhecimento.

7- A ciência da alma postula a existência de Deus. Não um Deus antropomórfico, mas um Deus que se revela na perfeição da lei natural. A lei divina ou natural possui flexibilidade para o erro e o acerto na realização dos processos naturais, sendo que tais processos objetivam, teleologicamente, a vida e a evolução.

8- Enxergar no planeta Terra um lindo “planeta azul”, uma apropriada escola evolutiva, e não um mundo de provas e expiações, um vale de lágrimas, segundo a orientação geral do cristianismo seguida pelo Espiritismo.

9- Compreender a frase de Allan Kardec “o verdadeiro espírita se reconhece por sua transformação moral” não de forma restritiva, apenas em um sentido moralista, mas sim em relação à capacidade que o espírita deve ter de mudar em todos os sentidos, inclusive, convicções, crenças e mentalidade.

10- Ter consciência que o Espiritismo nasce no caldo de cultura cristão que acaba por deturpar, em muitos aspectos, o potencial revolucionário das ideias espíritas. É necessário desvincular o Espiritismo da influência cristã para que ele possa desenvolver todas as suas possibilidades.

11- É necessário realizar um permanente exercício de atualização do Espiritismo. Porém, neste processo de atualização, não deveremos caminhar muito apressadamente, cedendo a utopias, e nem ficarmos retardados ante os reais avanços dos conhecimentos.

12- Ver em Jesus, filho de Maria e José, um sábio, a inspirar caminhos e atitudes.

13- A ciência da alma deverá se organizar como uma ciência humana e não como uma ciência da natureza.

14- A ciência da alma busca resgatar o papel da mediunidade como instrumento de comprovação da imortalidade da alma e diz não à ritualização do exercício mediúnico e consequente idolatria de médiuns e espíritos.

15- A ciência da alma nos convida a não esquecer que os espíritos nada mais são do que homens desencarnados em suas variadas condições evolutivas, portanto, não devem ser idealizados apenas por sua condição de desencarnados.

16- Manter uma postura de fidelidade e crítica a Allan Kardec, em um processo de permanente releitura do Espiritismo.

17- Quanto à tese da reencarnação, a ciência da alma propõe a reencarnação como instrumento de evolução e felicidade, e não como forma de punição e expiação. A ciência da alma não vê o homem maculado pelo “pecado originário” de suas reencarnações anteriores.

18- A ciência da alma não nega o sofrimento, porém não se perde na inócua procura de suas hipotéticas causas anteriores. A ciência da alma busca a superação do sofrimento.

19- A ciência da alma distingue Espiritismo de cristianismo e não vê no Espiritismo uma forma de “cristianismo redivivo” ou “reforma do cristianismo”.

20- A ciência da alma ou doutrina kardecista tem uma visão otimista sobre os temas Deus, homem e mundo. Afinal, como dizia Jaci Régis: “Não quer Deus o sorriso?”.

 

 

Ricardo Nunes