terça-feira, 29 de novembro de 2011

Qual o alcance das nossas idéias? Idéia Kardecista por Alexandre Cardia Machado


Qual o alcance das nossas idéias?
Em 2007 e em maio de 2009 apresentamos estudos comparando a tendência de penetração da palavra Espiritismo na internet, usando sempre o mesmo buscador Google e, em 2009, incluímos também a palavra Kardecista. Para termos um parâmetro de comparação, utilizamos duas palavras que representam áreas de conhecimento muito ativo, que são: astronomia e genoma, além de outra área de interesse restrito, que foi a Parapsicologia.
Vimos que o interesse pela parapsicologia cresceu pouco nos dois períodos de comparação: 6% em 2009 e 23% em 2011. O interesse pelo Genoma creceu 41% em 2009 e 78% em 2011, um crescimento comparável ao interesse dispensado ao Espiritismo (71% e 98%) e à palavra Kardecista (80%). Já a Astronomia ganhou de goleada em 2009 e novamente em 2011 (538% e 244%).
Fica aqui uma questão para os leitores: Por que as pessoas estão com a cabeça mais no espaço do que no espírito?

Mais uma vez percebemos que o Espiritismo e mesmo nossa versão Kardecista continuam penetrando na sociedade em taxas comparáveis a um assunto como o do interesse pelo Genoma. Como Kardecista também é Espírita, vamos na mesma balada. Deixamos para trás a Parapsicologia, com um crescimento três vezes menor.
Para abrir mais a sua mente, leia, pesquise! Navegue na Internet: www.google.com.br
Artigo publicado originalmente no Jornal Abertura em Junho de 2011.
Para assinar ou obter números avulsos do Jornal entre em contato pelo email: ickardecista1@terra.com.br
Assinatura do Abertura R$ 40,00 ou US$ 30,00 se no exterior.
Números avulsos R$ 4,00 mais custo do correio.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A ESTÉTICA E A CRÍTICA KARDECISTA - Por Roberto Rufo

A ESTÉTICA E A CRÍTICA KARDECISTA .


" Dizem que a filosofia começa no assombro e termina na compreensão . A arte parte do que foi compreendido e termina no assombro " ( John Dewey em " A Arte como Experiência " ) .

" Que tipo de ideias podemos formar de uma época se não olharmos para as pessoas que a viveram ? Se oferecemos explicações generalizantes , criaremos apenas um deserto e
chamaremos isso de história " ( Johan Huizinga em " O Outono da Idade Média " ) .

" A Igreja Católica , apóstólica , romana é a única instituição do período medieval que sobrevive até hoje " . ( Luis Fernando Veríssimo ) .


No ano de 2010 tive a oportunidade de ler dois livros muito bons e interessantes pelo seu conteúdo teórico. Um deles intitulado " A Arte como Experiência " de John Dewey , publicado pela primeira vez em 1.934 e resultado de uma série de palestras por ele ministradas na Harvard University sobre o mesmo tema. O outro livro tem por nome " O Outono da Idade Média " de autoria de Johan Huizinga, escrito em 1.919 e traduzido agora pela primeira vez em lingua portuguesa a partir do holandês.
Em " A Arte como Experiência " , um dos temas recorrentes para Dewey é que " a função da crítica é reeducar a percepção das obras de arte; ela é um auxiliar no processo de aprender a ver e ouvir. A crítica deve ser catalisadora , não judicativa . Caso contrário , em vez de facilitar a percepção , ela a bloqueia . É o indivíduo que tem uma experiência ampliada e intensificada que deve fazer sua avaliação por si mesmo " .
No livro " Obras Póstumas " , mais especificamente no capítulo " Influência perniciosa das ideias materialistas ", Allan Kardec tece críticas sobre as artes em geral e aponta sua suposta regeneração pelo Espiritismo . Parte do princípio de que as preocupações materiais substituem o interesse pela arte , pois esta estaria diminuída sem a presença da certeza da vida futura. Afirma que o sublime da arte é a poesia do ideal , e que esse só existe na região extramaterial. E questiona : " que inspiração pode trazer ao espírito a ideia do nada ? "
No posfácio do livro O Outono da Idade Média , o historiador Jacques Le Goff ao fazer uma análise da arte nesse período, sempre baseado no conteúdo do livro , aponta que durante algum tempo a Idade Média conseguiu integrar " o recalque numa certa liberdade dos sentidos . Isso foi possível porque o cristianismo medieval havia se revelado capaz de unir duas formas de religião : a religião popular e a religião dos letrados que é ou tende a ser uma religião racionalizada. Ora , no final da Idade Média , conclui , essa união se rompe. O que triunfa é a religião institucionalizada . Isso será ainda mais verdadeiro no século XVI , tanto no catolicismo quanto no protestantismo, com suas aspirações a uma vida sublime " .
Sendo assim a arte deve ser a expressão do divino . É do conhecimento de todos que esse sufoco só foi superado com o surgimento do Renascimento . Mas para as religiões , desde aqueles tempos, bem como para as ideologias surgidas no século XX, o mundo das representações artísticas pertence às superestruturas, aquelas providas de certezas universais . É justamente nesse erro que incorre Allan Kardec , ao afirmar que " a decadência das artes , no século atual , é o resultado da ausência de fé e de toda crença na espiritualidade do ser " ( Obras Póstumas , idem ) . Faltou a ele um olhar mais apurado para o modo de vida , a vivência das pessoas de sua época , enfim para as infraestruturas da sociedade . Sua crítica ainda está alicerçada no paradigma medieval ( fato comum em sua época) onde a arte deve ser a expressão do sublime que já existe, está colocado, faltando apenas ser " descoberto " . O Espiritismo teria essa missão estética .
Percebam , como é difícil ser um espiritualista renovado e ao mesmo tempo estar livre das amarras da religião .
Mais adiante Kardec faz uma afirmação que explicita sobremaneira o seu pensar sobre como a arte deve se comportar: " é matematicamente exato dizer que , sem crença, as artes não têm vitalidade possível, e que toda transformação filosófica arrasta, necessariamente , uma transformação artística correspondente " ( Obras Póstumas , idem) . Esse tipo de arte jamais termina no assombro como preconiza Dewey , pois não passaria de uma mera cópia do Perfeito. Interessante que no século XX o nazismo , o fascismo e o comunismo ( meu Deus , quanta bobagem o ser humano já foi capaz de criar ) , também pensavam a arte a reboque, a serviço da causa ideológica . Não é muito diferente . Kardfec profetiza que " assim como a arte cristã sucedeu a arte pagã , transformando-a , assim a arte espírita será o complemento e a transformação da arte cristã " . ( Obras Póstumas , idem).
Indago : seria a arte espírita capaz de eliminar o preconceito , notadamente no campo reencarnacionista? Estaria apta a ultrapassar muralhas decorrentes dos hábitos e costumes, enfim de tornar o mundo um lugar melhor para se viver? Seria capaz a arte espírita de vivenciar uma fase de protesto e depois se obter uma reação compensatória? Não creio , pois em geral as artes espiritualistas, bem como as ideológicas, eliminam de antemão o " experimental humano ", pois partem de algo já dado . Esse experimental humano nas felizes palavras de Jacques Le Goff " é tudo aquilo que a pessoa constrói no plano da afetividade , da emoção e com seu consequente redescobrimento ". ( O Outono da Idade Média , idem).

Publicado Originalmente no Jornal Abertura - Abril 2011.
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Roberto Rufo .

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quer comprar o CD dos anais do XII SBPE ( XII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita - 2011) ?


Entre em contato com a secretaria do ICKS, fale com Danielle ou pelo email ickardecista1@terra.com.br
CD XII SBPE - R$ 10,00 mais custos de correio.
CDs do VIII ao XI - custo de R$ 5,00 mais custos de correio.
Ou ligue para (13) 32842918.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

XII SBPE Segue na Vanguarda do Pensamento Espírita


Um verdadeiro festival internacional de cultura espírita. Realizado com sucesso, o XII SBPE contou com 85 inscritos e com 18 apresentadores. Somados aos trabalhos, tivemos a exposição “25 anos de Jaci Régis através das páginas do Jornal Abertura” e inaugurada no primeiro dia do Simpósio, por Palmyra Régis, viúva de Jaci Régis. Contamos também com três eventos paralelos: a Reunião anual da CEPA Brasil, a Reunião do Conselho da CEPA e o Bazar de Natal do Lar Veneranda. Todas estas atividades movimentaram mais de 120 pessoas, nestes quatro dias de Simpósio.

A presença dos amigos que vieram de longe, de várias partes do Brasil e também da Argentina nos mostram que trabalhar duro vale a pena, nos ajuda a olhar para frente sem parar muito para pensar nos pequenos problemas que esta marcha acaba por enfrentar. Problemas são oportunidades de crescimento, assim definem os gurús da qualidade. Realizar este Simpósio nos fez crescer e renovar o fôlego para realizarmos o XIII SBPE em 2013. Este espaço único aberto à contribuição individual, sem convites especiais é um espaço democrático que não pode ser perdido.

Estamos organizando o XIV SBPE – Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita

30 de outubro  a 1° de novembro de 2015.

Será realizarado em Santos, na antiga sede do ICKS, hoje colégio Angelus Domus, na avenida Francisco Glicério, 261, Gonzaga – antiga sede do ICKS.

Como se inscrever

Preencha a ficha abaixo e encaminhe ao ICKS pelo correio, endereço Rua Evaristo da Veiga, 211 Santos –SP  - CEP 11075-001 ou escaneie e envie por email, ao ickardecista1@terra.com.br . Ou então ligue no (13) 33247321.

Nome:............................................................................................
Cidade:..........................................................................................
Profissão: .....................................................................................
Instituição de que participa:.......................................................
Tipo de Inscrição: ( ) A vista ou ( )número de parcelas
Vai precisar de Hospedagem: ( ) Sim ou ( ) Não 
E.mail e telefone.


Entre em contato com o  ICKS  por email para ickardecista1@terra.com.br. Precisamos de seu nome, endereço, telefone, email e forma de pagamento de sua escolha, veja detalhes a seguir.


O valor da inscrição até o dia 30 de julho é de R$ 90,00 depois desta data passa para R$ 110,00 que pode ser parcelado em até 3 vezes, com a secretaria do ICKS.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alexandre Cardia Machado no Fronteiras da Ciência

Editor do Jornal Abertura, Alexandre Cardia Machado, esteve no programa Fronteiras da Ciência, da TV Santa Cecília de Santos, no dia 06 de novembro. Alexandre tratou do tema Ciência Espírita, e foi grande o número de telefonemas e perguntas de telespectadores. Durante o programa, que é apresentado pelo Engenheiro Jadir Albino, foi feito convite para a participação do público no XII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita e, claro, também foi destacado o Jornal Abertura. O programa é transmitido ao vivo, aos domingos, a partir das 19 horas, com reprise no sábado seguinte, às 21 horas. O site do programa é http://www.fronteirasdaciencia.com.br/ e os interessados podem assisti-lo no endereço http://www.mundomaior.com.br.

domingo, 23 de outubro de 2011

Programa do XII SBPE - trabalhos e horários


Vejam a programação do XII SBPE de 11 a 14 de Novembro

Inscrições para participação ainda abertas pelo telefone (13) 32842918 ou pelo email ickardecista @ terra.com.br Inscrição R$ 100,00

domingo, 16 de outubro de 2011

XII SBPE -22 anos fazendo história

Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita 22 anos de história

No momento em que estamos organizando o XII SBPE, ns ocorre relembrar um pouco de sua trajetória, Em 1989 Jaci Régis propõe um novo forum de exposição de idéias para aquele grupo que em 1986 foi expurgado do Movimento Espírita cristão. Na sua primeira edição, a única onde os expositores foram convidados a discorrer sobre temas específicos, teve a presença de muitos pensadores relativamente independentes.

A abertura provocada pelo então chamado Simpósio Nacional do Pensamento espírita acabou criando um mecanismo de geração de idéias que foi replicado em encontros, seminários e outras formas de reunião no Brasil e na Argentina.

Na histórica edição de 1989 estiveram presentes apresentando trabalhos Krishnamurti Carvalho Dias, Ciro Pirondi, Milton Medran, Aylton Paiva, Milton Felipeli, Maria Eli Paiva, Paulo Magalhães Dias, Luis Fuchs, Velentin Lorenzetti, Cristina Helena Sarraf e claro Jaci Régis. Após este primeiro outros 10 Simpósios o sucederam, mais de 1800 participantes, sempre com temas inscritos por seus próprios autores, como é praxe em congressos profissionais.

Hoje o SBPE está na Wikipédia

Você é nosso convidado, venha participar desta idéia vencedora.

Estamos programando o XIV SBPE:

XIV SBPE – Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita

Será realizarado em Santos, na antiga sede do ICKS, hoje colégio Angelus Domus, na avenida Francisco Glicério, 261, Gonzaga – antiga sede do ICKS.

Como se inscrever

Preencha a ficha abaixo e encaminhe ao ICKS pelo correio, endereço Rua Evaristo da Veiga, 211 Santos –SP  - CEP 11075-001 ou escaneie e envie por email, ao ickardecista1@terra.com.br . Ou então ligue no (13) 33247321.

Nome:............................................................................................
Cidade:..........................................................................................
Profissão: .....................................................................................
Instituição de que participa:.......................................................
Tipo de Inscrição: ( ) A vista ou ( )número de parcelas
Vai precisar de Hospedagem: ( ) Sim ou ( ) Não 
E.mail e telefone.


Entre em contato com o  ICKS  por email para ickardecista1@terra.com.br. Precisamos de seu nome, endereço, telefone, email e forma de pagamento de sua escolha, veja detalhes a seguir.


O valor da inscrição até o dia 30 de julho é de R$ 90,00 depois desta data passa para R$ 110,00 que pode ser parcelado em até 3 vezes, com a secretaria do ICKS.

sábado, 15 de outubro de 2011

Entrevista com a psicóloga Cláudia Régis Machado autora dos livros Kadu e o Espírito Imortal e do livro de passatempos Desafios do Kadu


O Jornal Abertura de Junho de 2011 traz nesta edição uma entrevista com Cláudia Régis Machado, psicóloga participante do Gabinete Psico-Mediúnico do ICKS. O Gabinete desenvolve um trabalho filantrópico destinado a pessoas com problemas emocionais, todas as segundas-feiras, às 19h30.


Abertura - Cláudia, o Gabinete Psico-Mediúnico está funcionando desde setembro de 2009. Quais as maiores dificuldades para a realização deste trabalho?

Cláudia -Não colocaria como dificuldades, mas como aspectos próprios de cada trabalho a ser executado. Neste trabalho específico, a busca de colaboradores comprometidos qualificados foi a primeira dificuldade, já superada. Hoje temos uma equipe muito empenhada, tanto no lado físico como no extra-físico.
É um trabalho de grande responsabilidade, pois estamos lidando com problemas psicológicos e espirituais que necessitam de orientação específica e adequada, sempre levando orientações equilibradas que conduzam a atitudes efetivas para uma melhor qualidade de vida.

Abertura -Como é formado este grupo de trabalho? O que exatamente é feito neste trabalho?

Cláudia - O trabalho tem várias etapas. A primeira é a recepção, que é cuidadosa e amigável. Depois, a anamnese, que é uma entrevista inicial onde o entrevistador observa e seleciona se as dificuldades apresentadas pelo paciente se enquadram no trabalho que desenvolvemos, para que nossa ajuda possa ser efetiva. Neste momento, também são explicados o procedimento e o que temos a oferecer. Posteriormente, a pessoa selecionada participa de uma preleção sobre Espiritismo - que consta de noção sobre os princípios básicos da doutrina, um pouco da história do Espiritismo e alguns detalhamentos dos principais temas da Doutrina Kardecista - espírito, médium, mediunidade, reencarnação. Todo este conteúdo é dividido em pequenas aulas. Passamos, em seguida, para o relaxamento físico e mental e, posteriormente, às orientações psicológicas propriamente ditas. Por último, os pacientes recebem energização magnética. A orientação espiritual é dada na primeira, na quinta e na décima reunião, de tal forma que o trabalho desempenhado por cada colaborador soma para o resultado final.

Abertura -Como você considera então os resultados finais deste trabalho? Qual é o feedback dos freqüentadores?

Cláudia - Considero um bom resultado, pois atingimos o objetivo a que nos propusemos. O feedback é positivo e observamos a melhora daqueles que terminam o tratamento, com agradecimentos pelo apoio obtido, pela atenção e força dadas para seguirem na sua jornada. Muitos mudam o seu olhar para o mundo, mudam o seu estilo de vida, assim como os valores que priorizavam. Outros reforçam seu objetivo de vida, suas atitudes e pensamentos esquecidos pelas situações ocorridas. Todos buscando um melhor equilíbrio emocional e espiritual.

Assuntos relacionados:

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=8454870676877542008


Resposta da atividade da Coluna Brincando com Kadu


A Sobrevivência das Comunidades Espíritas no Século XXI - Junior da Costa Oliveira

Nestes últimos 30 anos, convivendo em instituições espíritas, constatamos que o modelo em vigência é o mesmo do século passado, com raras exceções. Quais as razões do modelo atual estar alicerçado em pilares que nada contribuem para o desenvolvimento da casa espírita, em pleno século 21?

Se tirarmos uma fotografia atual das entidades, encontraremos o seguinte esquema de trabalho: reuniões ao longo da semana sem interação entre seus frequentadores que, geralmente, participam de uma ou duas reuniões da casa durante o período semanal, omitindo-se das demais. Observaremos, ainda, reuniões que não privilegiam os estudos espíritas, prevalecendo a experiência prática dos elementos mais velhos para implantação de trabalhos, com resultados pouco produtivos e repetitivos ao longo dos anos. Há também a falta de comprometimento das pessoas em assumir novas tarefas objetivando o fortalecimento do grupo e da própria casa espírita. Na mediunidade, não há avaliações de pessoas e conteúdo, a fim de que o trabalho possa ter melhores resultados. Por fim, há a falta de intercâmbio entre as casas espíritas visando trabalhos em conjunto nas diversas áreas de atuação dos centros.

Pensando sobre o tema proponho estabelecer novos paradigmas na casa espírita, como aproximar todos os frequentadores com seus dirigentes, por meio da apresentação dos trabalhos desenvolvidos na semana, informando coordenação, pauta e horário. Também distribuição de questionários, com a proposta de inserir estas pessoas em algum campo da casa.

No campo doutrinário, no começo de cada ano, sugiro reuniões específicas para elaboração de temas, eleição de coordenadores, apresentação dos trabalhos e seu desenvolvimento. Importante também é a criação de contatos com outras casas espíritas, buscando interação de trabalho e, principalmente, integração de dirigentes, com visitas mútuas. Outro ponto é o marketing e o desenvolvimento de pautas para elaboração de eventos da casa espírita, sejam eles internos ou externos, além da utilização da Internet. Também o trabalho voluntário e o desenvolvimento de uma reunião que englobe Centro/Mocidade/lnfância Espírita.

Ainda neste campo, devem ser estabelecidos critérios para coordenação de trabalhos doutrinários e para ocupação de postos de direção na casa espírita. Para trabalhos de coordenação, vejo a necessidade de, pelo menos, dois anos de estudos doutrinários para que se possa assumir postos de direção.

É importante a troca de experiências (positivas ou negativas) entre as entidades espíritas, inclusive as apresentando em outros centros. Também a criação de um plano de sucessão para coordenadores e membros da diretoria, além da criação de "Planos de Gestão", a fim de qualificar pessoas para dar continuidade aos trabalhos da entidade espírita.

Este é apenas um exercício de pensar positivamente para a melhoria dos nossos centros espíritas.

sábado, 8 de outubro de 2011

Pode o Pensamento deslocar-se acima da velocidade da luz?

Por Alexandre Cardia Machado

Abrindo a Mente

Pode o pensamento se deslocar acima da velocidade da luz?
Esta afirmação é recorrente nas publicações espíritas e, mais recentemente, fui instigado a pensar sobre ela pelo meu amigo Henrique Régis, que me questionou a respeito no seu espiritbook, onde discutíamos sobre Transcomunicação Instrumental (vale conferir no endereço destacado abaixo).
Da introdução do LE retiramos: “Livres da matéria, a linguagem de que usam entre si é rápida como o pensamento, porquanto são os próprios pensamentos que se comunicam sem intermediário”. Além disto, na questão 89, a proposta é mais direta: Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço? – “Sim, mas fazem-no com a rapidez do pensamento (...)”.
Primeiramente será preciso definir o que entendemos por pensamento, para depois avaliar as suas propriedades. Existem duas características amplamente empregadas no LE: uma é o pensamento como ato de pensar, a onde o pensamento é o resultado do ato de pensar. Exemplo: Eu estou pensando neste momento. O resultado dos milhões de pensamentos que passaram pela minha mente é o que está nesta coluna. Os Espíritos se referem, muitas vezes ao “pensei em você” e, com isto, meu Espírito como que alcança aquela pessoa, naquele momento. Este seria o resultado do ato de pensar: uma informação foi passada a outra pessoa. Isto é interessante, porque muitas vezes esta pessoa capta esta informação ou mensagem.
O ponto em discussão seria qual a velocidade que esta informação se desloca no espaço. Se esta informação for constituída de pacotes de informação decodificáveis, semelhantes ao que usamos nos meios de comunicação como rádio e TV, seria absolutamente formada por pacotes de Ondas Eletromagnéticas (OEM) e estaria limitada à velocidade da luz.
No entanto, existem outras interações entre “partículas” que não são OEM, que é o que ocorre nas chamadas partículas de interação. É o caso da famosa experiência dos spins dos elétrons, quando com relógios atômicos muito precisos, em 1982, os físicos Allain Aspect, Philipe Grangier e Gerard Roger, usando um par de fótons emitidos por uma cascata de cálcio radioativo, conseguiram uma proeza fascinante: mediram a correlação da polarização linear dos seus spins, antes e após a alteração de um deles, e verificaram a certeza da predição da mecânica quântica, ou seja, a correlação entre fótons era instantânea, ou pelo menos, com velocidade maior que a da luz. Os fótons com spins iguais a + ½, davam como resultado da sua soma o valor zero, antes e após a alteração de um deles. Estaria Einstein errado? Vamos seguir acompanhando.
Se estes estudos se mostrarem certos, um tipo de informação pode ser passada de elétron a elétron a velocidades maiores que a da luz e, considerando o pensamento um pacote de informações, extrapolando a idéia ainda que hipoteticamente, podemos “pensar” que o pensamento possa também ser transmitido acima da velocidade da luz.
Para abrir mais a sua mente, leia:
1 -http://www.espiritbook.com.br/ - procurar Abrindo a Mente – ectoplasma.
2 -ASPECT,A.; GRANGIER, P.; ROGER, G. (1982) Experimental realization of Einstein-Poldosky-RosenBohm gedankenexperiment: a new violation of Bell’s inequality.PhysicalRev.Lettersv.49,No2.
3- Quem somos nós? William Arntz, Betsy Chasse e Mark Vicente- editora Prestígio - 2005