quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Bem-vindo, 2017 - por Reinaldo di Lucia

Bem-vindo, 2017

E lá se vai 2016. Ano crítico, com muitos problemas, crises e desilusões. Nestes últimos doze meses, vimos um Brasil com suas feridas mais graves expostas: problemas éticos, políticos e sociais – portanto humanos – aparecendo por todos os lados.

Um ano em que a crise econômica acabou com o emprego, e temos uma situação caótica que, infelizmente, vai perdurar por um bom tempo. Muitos brasileiros viram o ano passar sem que conseguissem renda suficiente par sustentar suas famílias. Um enorme contingente de trabalhadores voltou para a informalidade, e é impressionante o aumento da quantidade de moradores de rua. Em termos de bem-estar social, o retrocesso foi patente.

Foi também um ano de intenso debate político. Mas o que deveria, por si só, ter sido positivo (afinal, só se cresce com a discussão ampla de ideias), acabou tornando-se simplesmente fonte de ataques pessoais. Vimos, mesmo entre espíritas, amigos que jogaram fora um relacionamento de anos pela defesa intransigente e apaixonada de pontos de vista extremados, muitas vezes sem o menor senso crítico.

E terminamos 2016 com mais uma tragédia, criminosa, que acaba com a vida de dezenas de jovens apenas começando suas carreiras. Mais uma vez, a ganância e a irresponsabilidade ditando norma, sobrepondo-se à preocupação com a vida.

Um outro lado também se fez presente, porém. Na última semana tivemos a oportunidade de participar de mais um almoço promovido pela ARS – Ação de Recuperação Social, entidade que atende famílias carentes da periferia de Santos. Apesar de observarmos a presença de poucos conhecidos, pudemos ver que as pessoas que lá estavam tiveram momentos de muita alegria, ao divertirem-se com coisas simples, como as brincadeiras quando do sorteio de prendas simbólicas. Cantavam, batiam palmas, brincavam com os demais – enfim, confraternizavam-se de um modo caloroso, sem afetação, criando um ambiente de fraternidade contagiante.

Pensamos que é com este espírito que devemos entrar em 2017. Proporcionar mais espaços em que seja possível este espírito, abrindo a possibilidade financeira e geográfica de as pessoas participarem, abraçarem-se, afagarem-se, tornando mais leve um ano que, se não promete grande melhoras em ternos econômicos, está aí, em branco, pronto para que escrevamos sua história da maneira que quisermos.

Em 2017 teremos também, novamente, um espaço maravilhoso para estudo e confraternização dos espíritas: mais uma edição do Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita, em Santos, evento que consideramos dos melhores e mais democráticos do movimento. Três dias em que poderemos conversar sobre espiritismo e sentir o carinho do abraço de companheiros que, muitas vezes, levados por essa roda-viva do cotidiano, não vemos há tempos.

Quem sabe não podemos fazer deste o primeiro encontro dos espíritas livre-pensadores 100% transmitido via internet (Skype)? Isto poderia fazer que muitos colegas, impossibilitados de comparecer presencialmente, estivessem ainda assim junto conosco, ampliando essa comunidade de amigos. Que tal, organização?


É, talvez 2017 ainda fique na história de cada um como um grande ano. Só depende de nós.

NR: Texto publicado no ABERTURA de dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário