terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O Preconceito, uma doença da alma por Roberto Rufo

O Preconceito, uma doença da alma.

" Sonho com o dia em que todos levantarão e compreenderão que fomos feitos para vivermos como irmãos " ( Nelson Mandela ).

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha para o Fórum Nacional de Segurança Pública mostrou uma deplorável visão que os  brasileiros têm sobre o estupro. Um percentual de 30% dos entrevistados concordaram com a frase: " A mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada ". Este percentual sobe para 41% entre pessoas que só possuem o Ensino Fundamental. Da mesma forma, 37% concordaram que mulheres que se dão ao respeito não são estupradas. Este percentual sobe para 46% entre os que têm 60 anos ou mais.

É lamentável, que após de anos de luta dos movimentos feministas, de campanhas educativas,tantas pessoas ainda invertam a relação de causalidade. As mulheres deveriam ser vistas como vítimas por essa gente, e não como responsáveis por atos de violência sexual contra elas mesmas.

No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos, segundo dados oficiais, totalizando quase 50 mil crimes desse tipo por ano. Onde está o papel da educação? Onde está a reação das autoridades?

Mas eu aposto que se essa pesquisa fosse feita entre nossos parlamentares, os índices não seriam muito diferentes dos apontados pelo Instituto Datafolha . Torna-se urgente romper essa cultura machista e atrasada. Paralelo ao ensinamento dos meninos para que não se tornem adultos estupradores, o rigor da lei tem que se fazer sentir sobre esses selvagens. A dificuldade é que leis mais rigorosas contra esse descalabro, terão que ser votadas por parlamentares em sua maioria machistas.

Mudemos de assunto, para um não menos desagradável, a questão do preconceito racial. Novos casos de negros mortos em abordagens policias nos EUA  incendiaram novamente os ânimos da população negra no estado de Oklahoma. Os números sobre a ação policial confirmam, segundo  relatos da mídia americana, o tratamento desigual e injusto. Em 2016, até o momento 706 cidadãos foram mortos pela polícia americana, sendo 40% brancos e 24% negros. Sucede-se que os brancos são 77% da população e os negros 13 % .  Onde os negros habitam, geralmente bairros muito pobres, são os locais mais visados pela polícia. Pode não ser ódio racial, mas é certamente preconceito.  A questão da inserção dos negros no mundo branco e rico ainda não foi resolvida nos EUA.

Aprecio muito o pensamento do filósofo e sociólogo francês, Raymond Aron, quando afirma que " a sociedade americana não passou pelo equivalente da luta contra o Antigo Regime na Europa e não conta com nenhum partido operário ou socialista, uma vez que os dois partidos tradicionais sufocaram as tentativas de um terceiro partido progressista ou socialista. Os princípios da Constituição americana, continua Aron, e do sistema econômico nunca foram seriamente questionados. As controvérsias políticas nos EUA, finaliza Aron, em geral, se apresentam de forma mais técnica do que ideológica ".  
Bom, e o que o Espiritismo tem a ver com tudo isso? Muita coisa, pois em sua teoria do comportamento, a doutrina espírita aborda com clareza a questão da civilização, e o que caracteriza esse termo. No comentário à pergunta 793 do Livro dos Espíritos, Allan Kardec assinala que " a civilização tem seus graus, como todas as coisas... À medida que a civilização se aperfeiçoa faz cessar alguns dos males que engendrou e esses males desaparecerão com o progresso moral ".

Entre os males citados, sem dúvida está o preconceito criado pelo homem e muitas vezes ao fazê-lo carregava uma Bíblia debaixo do braço. As religiões foram céleres em criar preconceitos, notadamente contra as mulheres,  baseados em interpretações equivocadas dos textos ditos sagrados. Se bem que " textos sagrados " sempre ofereceram um grande perigo para a humanidade. Como dizia uma professora de filosofia, Conceição Gmeiner, a Grécia Antiga teve seu apogeu porque na época não existiam nem teólogos nem livros sagrados. 

E continua Kardec, " a civilização, na verdadeira acepção do termo, será quando as leis não consagrem nenhum privilégio, onde a justiça se exerça com imparcialidade, onde o fraco encontre apoio contra o forte e onde todos os homens e mulheres de boa vontade estejam sempre seguros de não lhes faltar o necessário ". Falta muito. O trabalho de conscientização plena ainda levará muitas gerações para se concretizar.

Até lá os negros e as mulheres  sofrerão bastante.  

Um adendo providencial , neste ano será julgado  no Supremo Tribunal Federal o direito das mulheres fazerem aborto em caso de microcefalia causado pelo virus  Zika. Esperemos que prevaleça o bem senso e esse direito seja dado às mulheres . Mesmo porque nenhum homem tomará conta dessas crianças . Será sempre tarefa das mulheres . Deixem-nas terem o direito de optar .
.
 Publicado no Jornal Abertura de outubro de 2016.


                                                                                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário