segunda-feira, 10 de outubro de 2016

continuando....(https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=5706797199672327633;onPublishedMenu=editor;onClosedMenu=editor;postNum=2;src=postname)

Revisitando o Caderno Cultural Espírita - Outubro 2002

O Perispírito
Uma abordagem do século XX

Reinaldo Di Lucia

 A POSIÇãO DO ESPIRITISMO

                         
                         Todas essas crenças de um envoltório, um corpo para a alma de alguma forma influenciaram Kardec quando da elaboração do Livro dos Espíritos, Kardec é informado que o espírito "tem a envolvê-lo uma substância, que é vaporosa para ti, mas bastante grosseira para nós."
                         Sendo um homem de espírito científico, Kardec foi buscar na ciência o nome para tal envoltório, chamando-o de perispírito, à semelhança do perisperma que envolve as sementes dos frutos.
                         As principais idéias desenvolvidas por Kardec sobre o perispírito nada falam sobre a constituição da energia de que é composto, mas atenta  principalmente para suas funções e propriedades. Resume-se no seguinte:
                         O perispírito é o liame que, no homem, liga o Espírito ao corpo físico. Tem por função agir como intermediário entre eles:
                         "O liame ou perispírito que une o corpo e Espírito é uma espécie de invólucro semimaterial. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro, o Espírito conserva o segundo, que constitui para ele um corpo etéreo, invisível para nós no seu estado normal, mas que ele pode tornar acidentalmente visível, e mesmo tangível, como se verifica nos fenomenos de aparição."
                         Tal envoltório é tomado do fluido universal de cada globo, não sendo assim o mesmo em todos os mundos. Quando os Espíritos de mundos superiores vão aos inferiores, revestem-se da matéria própria deste último. Torna qualquer forma, ao arbítrio do Espírito.
                         Vem de Kardec a conceituação de perispírito como um elo intermediário entre
o corpo físico e o espírito, indispensável tanto para fazer o espírito agir sobre o corpo quanto para que aquele receba as impressões experimentadas por este. Esta idéia tomou tal força em todo o movimento espírita brasileiro que, pode-se dizer, é o único motivo que os espíritas acham para a existência do perispírito.


  
                         Mas em nenhum ponto de suas obras Kardec refere-se ao períspirito como algo diferente da matéria. Deve-se lembrar que, para a teoria espírita, o Universo compõe-se única e dualmente de dois princípios básicos: o espírito, inteligente e responsável por todos os fenômenos intelectivos, e a matéria, inerte do ponto de vista da consciência e sujeita
a ação do espírito, responsável pelos fatos orgânicos, inclusive a vida:
                         Dentro deste esquema, o perispírito aparece diretamente ligado a matéria, como um produto da matéria básica, ou, no dizer de Kardec, uma modificação do fluído universal.
                         "Posto que invisível para nós em estado normal, o perispírito não deixa de ser matéria etérea."
                         "Jamais o espiritismo confundiu a alma com o perispírito, que não passa de um invólucro, como o corpo é um outro. Tivesse ela dez envoltórios, isto nada tiraria de sua essência imaterial. "
                         Ainda que matéria, o perispírito é, para Kardec, absolutamente penetrável, isto é, nenhuma matéria lhe oferece obstáculo; ele as atravessa todas, como a luz atravessa os corpos transparentes.
                         Uma segunda função primordial do perispírito, segundo Kardec, é de servir como evidência da manutenção da individualidade para o Espírito desencarnado:
                         "P - Como a alma constata a sua individualidade, se já não tem mais corpo material?
                         R - Tem um fluido que lhe é próprio, que tira da atmosfera do seu planeta e que representa a aparência de sua última encarnação: seu perispírito."
                         Assim é que o espírito, mesmo não possuindo mais o corpo físico, e mesmo estando acostumado a ver-se como uma forma determinada, pode perceber-se existindo, a partir da evidência formal que lhe fornece seu perispírito.
                         Finalmente, uma última função básica do perispírito, conforme Kardec, é a de servir como meio`as manifestações mediúnicas, notadamente àquelas de ordem física, como as materializações, as aparições e os fenômenos de transporte. Isto se deve à propriedade que possui o perispírito de tornar-se tangível, no dizer dos espíritos por "condensação" , e também de somar-se aos fluídos (energias) caracteristicos dos encarnados, possibilitando a movimentação de objetos materiais inertes.
                         Depois de Kardec, muitos pensadores espíritas, desde seus continuadores mais diretos até alguns escritores do final do século XX (encarnados e desencarnados) acrescentaram mais algumas propriedades ao perispírito. Dentre esses, destacam-se, naquilo que interessa a esse estudo: Gabriel Delanne, Hermani Guimarães Andrade e André Luiz.



                         Dentre todos os continuadores do pensamento de Allan Kardec, Delanne é o que maior importância atribui ao perispírito. Provavelmente, isto se dá na medida em que é de grande dificuldade para qualquer pessoa adepta ao positivismo, aceitar que o Espírito, este ser imaterial e, para muitos, puramente abstrato, possa ser o princípio de todas as manifestações intelectivas do homem.
                         Assim, ele vai atribuir ao perispírito uma gama significativa de funções relativas à organização ou mesmo às capacidades inteligentes do ser humano. As principais funções cujas bases são por ele atribuídas ao perispírito são sumariamente descritas abaixo.
                         Primeiramente, temos a formação do corpo físico. Delanne depara-se com o problema de explicar como o corpo físico pode ser formado com tantos detalhes e reconstruído, com a mesma semelhança, sempre que certas partes são destruídas. Lança mão então da explicação perispiritual:
                         "A força vital por si só não bastaria para explicar a forma característica de todos os indivíduos, e tampouco justificaria a hierarquia sistematizada de todos os orgãos, sua sinergia em função de um esforço comum, visto serem eles, simultaneamente, autônomos e solidários. Neste ponto é que incide o ascendente da intervenção do perispírito, ou seja, de um órgão que possua as leis organogenéticas, mantenedoras da fixidez do organismo, através de constantes mutações moleculares. "
                         O perispírito é então, em sua opinião, o modelo fluídico, o molde que servirá para construir o corpo físico. Como veremos, esta também é a opinião de Hermani Guimarães, atualizando o raciocínio a partir de recentes descobertas científicas.

Gabriel Delanne



                         A grande preocupação desse pensador, para atribuir ao perispírito o papel  de molde do corpo está na explicação da forma. Enquanto que ele podia perfeitamente admitir uma força vital primária idêntica para todos os seres vivos, desde a planta até o homem, pressupunha que deveria existir uma outra força que diferenciasse as muitas espécies no que tange `a sua forma. Essa força seria o perispírito.
                         Em segundo lugar, Delanne dá ao perispírito um papel psicológico fundamental. Para ele, o perispírito é a base da memória do homem, a qual, por sua vez, é fundamental para a asseguração contínua de sua identidade.
                         Ele baseia esta opinião sobre a idéia que, mais que qualquer outra célula do corpo humano, as do cérebro são substituídas rapidamente, o que impossibilitaria a manutenção, neste órgão, da memória.
                         "O cérebro, porém, muda perpetuamente, as células dos seus tecidos são incessantemente agitadas, modificadas, destruídas por sensacoes vindas do interior e exterior. Mais do que as outras, essas células submetem-se a uma desagregação rápida e, num periodo assaz curto, sao integralmente substituidas."
                         Partindo do principio acima descrito, o eminente pensador espírita debita ao perispírito a função da memória, ja que esta nao poderia ser unicamente do corpo. Em sua tese, qualquer fato guardado pela memória é registrado no perispírito. Quando uma célula cerebral morre, é substituída por outra formada pelo mesmo perispírito, que lhe imprimirá, qual disco gravado por uma matriz, as mesmas impressões que ele próprio guarda. Fica assim resguardada a memoria.
                         Idéias semelhantes a essas são igualmente defendidas por Leon Denis e Gustave Geley, em vários dos seus livros, o que nos dá a impressão que eram bastante difundidas no meio espirita à época - apesar de nao terem sido defendidas por Kardec em sua obra.
                         A principal tese de Hermani Guimarães sobre o perispírito aproxima-se bastante de algumas daquelas defendidas pelos autores anteriormente citados - a de que este é uma espécie de molde do corpo físico. Entretanto, a base de sua teoria repousa (diferentemente de Delanne) não no problema da reconstrução do organismo, mas na aparente violação do Segundo Princípio da Termodinâmica pela origem e evolução da vida. 
                         O Segundo Princípio da Termodinâmica (ou Lei de Carnot-Clausius) prevê que num sistema termodinamicamente isolado, a quantidade de entropia (ou o grau de desordem do sistema) aumenta continuamente. Ou seja, nestes sistemas, se não houver nenhum tipo de ação organizadora, haverá uma homogeneização cada vez maior dos seus elementos, misturando-se e aumentando a desordem do sistema.
                         Ora, o processo de evolução da vida a partir de elementos nao vivos, aparentemente, é um processo neguentrópico, isto é, em que há diminuição da desordem - o sistema vai se organizando cada vez melhor, desde elementos mais simples (p.e. seres unicelulares) até organismos altamente complexos, como o homem.
                         A conclusão de Hermani Guimarães é que, para que a vida pudesse ter acontecido e continuasse a manter-se e evoluir, é necessária a presença de um elemento organizador. Hermani chama este elemento de MOB (Modelo Organizador Biologico) e postula que este papel seria do perispírito.
                         Assim, para este autor, o perispírito possui um papel de informador, i.e., é o elemento que prove o corpo da informação necessária para sua constituição e desenvolvimento. Assim é que, além de MOB, Hermani chama-o também de domínio informacional histórico, onde a informação provida é acumulada ao longo do tempo - entre muitas encarnações.
                         Pouco acrescentam os espíritos desencarnados sobre o tema. Tanto André Luiz quanto Emmanuel, os mais lidos dentre eles, admitem para o perispírito as mesmas funções de Kardec e Delanne. Emmanuel chega a afirmar que:
                         "O corpo espiritual não retém somente prerrogativa de constituir a fonte da misteriosa força plástica da vida, a qual opera a oxidação orgânica; é também ele a sede das faculdades, dos sentimentos, da inteligência e, sobretudo, o santuário da memória, em que o ser encontra os elementos comprobatórios de sua identidade, através de todas as mutações e transformações da matéria."
                         André Luiz foca a importância do perispírito na origem do corpo físico, bem como na manutenção de sua saúde ou no desenvolvimento de algumas doenças. Para ele, o perispírito, ou corpo espiritual, ou ainda psicossoma, possui células e órgãos que darão origem ao corpo físico:
                         "Todos os órgãos do corpo espiritual, e, consequentemente, do corpo fisico, foram, portanto, construídos com lentidão, atendendo-se à necessidade do campo mental em seu condicionamento e exteriorização no meio terrestre."
                         "Com o transcurso dos evos, surpreendemos as células como princípios inteligentes de feição rudimentar, a serviço do princípio inteligente em estágios mais nobre nos animais superiores e nas criaturas humanas, renovando-se continuamente no corpo fisico e no corpo espiritual, em modulações vibratórias diversas, conforme a situação da inteligência que as senhoreia, depois do berço ou depois do túmulo."
                         Em resumo, as principais ideias sobre o perispírito expostas por estes eminentes pensadores, e ainda hoje bastante difundidas no movimento espírita sao:
  • O perispírito é um envoltório do espírito, que o acompanha desde sua criação, e, portanto, preexistente ao nascimento e sobrevive a morte do corpo fisico.
  • É composto de matéria, porém, em nível diferente daquela a que os encarnados estão acostumados. Kardec afirma ser uma matéria quintessenciada, obtida por modificação, direta do fluido cósmico (que é a matéria primordial), contendo ainda elementos do princípio vital e mesmo de componentes fisicos e electromagneticos.
  • Sua composição energética e tanto mais densa, ou menos sutil, quanto menos evoluído (do ponto de vista intelectual e moral) for o espirito. Com a evolução deste, vai-se tornando mais sutil, ainda que não se saiba ao certo o que isto significa fisicamente, mas sempre acompanha o espírito.
  • É totalmente sujeito `a vontade do espírito, que pode plasmá-lo a seu gosto e dar-lhe a forma que desejar.
  • Serve como elemento de ligação entre o espírito e o corpo fisico, uma vez que um e outro não podem interagir diretamente devido `a diferença estrutural entre ambos.
  • É o elemento que possibilita a manutenção de uma forma para o espírito desencarnado e, assim permite que este possa identificar-se como uma individualidade.
  • É o princípio fundamental das manifestações mediúnicas, em especial daquelas caracterizadas como efeitos físicos.
  • É o molde do corpo fisico, uma forma que conteria os elementos informacionais que permitiriam sua formação e manutenção. Esta função também é a única forma de adequar o surgimento da vida à Segunda Lei da Termodinâmica.
  • É a sede dos sentimentos e das faculdades, notadamente da memória. Por vezes, é apontado como sede da inteligência.
  • Possui órgãos e células, como o corpo físico. Este, aliás, é uma cópia daquele.


     
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário