sábado, 3 de setembro de 2016

MACHISMO e ESPIRITISMO - por Marissol Castello Branco

MACHISMO
Marissol Castello Branco
“Atitude ou comportamento de quem crê que o homem é socialmente superior à mulher” Os machistas mais radicais, definidos no dicionário são aqueles assumidos publicamente que encontramos estampados pelas feministas. Tivemos várias demonstrações francas de machismo em alguns políticos durante depoimentos polêmicos e preconceituosos.

Kardec era machista, mas de uma forma “branda”, apropriando-me de um termo usado por Noam Chomsky, como muitos homens e mulheres o são ainda hoje. Esse comentário de Kardec deixa bem claro a sua visão sobre a mulher:

“... as mulheres têm direitos incontestáveis, a natureza tem os seus que não são os seus. Deixai-as, pois, reconhecer pela experiência sua insuficiência nas coisas às quais a Providência não as chamou” (AK, RE, jun1867, p.169)

Esse foi um comentário relativo a um artigo sobre um manifesto de mulheres norte-americanas que protestavam pela emancipação feminina. Nessa citação Kardec entende que como homens e mulheres possuem gêneros diferentes também diferentes são as suas funções na Sociedade. Ele era um intelectual, filho de um juiz, com educação exemplar e casado com uma mulher “recatada e do lar”. Não teve filhos, portanto, não vivenciou o papel de ser pai, nem pôde observar sua esposa no papel de ser mãe. A única referência que possuía era de seus pais, mesmo assim uma convivência breve, pois logo foi afastado do lar para estudar em um colégio interno. Não conviveu com mulheres que precisaram trabalhar para conseguir seu próprio sustento. As médiuns mulheres com a qual conviveu e foram intermediárias dos espíritos que o auxiliaram na confecção das obras que fundaram o Espiritismo eram jovens e submissas aos seus pais. Apesar de receberem para o exercício (a mediunidade na França era uma profissão) os proventos ficavam com a família, melhor dizendo com o progenitor. (Eugenio Lara, Os Desertores de Kardec)

Foi no século de Kardec com a difusão das idéias de Rousseau é que o perfil de mãe começou a ser construído. O papel de pai chega bem mais tarde no finalzinho do século XX e até hoje vem sendo construído. Kardec não imaginava que seria uma mulher que o ajudaria a difundir o Espiritismo livre pensador na Espanha e América Latina de fala espanhola. Amália Domingo Soler teve uma vida celibatária e dedicada exclusivamente ao Espiritismo a partir dos 37 anos. Isso a deixou aquém das funções intrínsecas relegadas à mulher pela sociedade. Mesmo assim, ela foi cobrada pelo espírito comunicante, Padre Germano, por sua abdicação em casar-se e formar uma família:

Quanto a ti, boêmio envolto em vestes femininas, poeta de outros tempos, cantor aventureiro que fugiu do lar doméstico, alheio aos direitos e deveres dos grandes sacerdotes do progresso – mendiga hoje um olhar carinhoso, olha em torno de si como nascem as gerações, ao passo que você, planta daninha, não pode beijar uma fronte infantil, murmurando: ― Meu filho! Trabalhe, aprofunde-se em sua solidão, busque na contemplação da Natureza o complemento da sua vida miserável, já que não lhe é dado contemplar um ente querido.” (Memórias de Padre Germano, Amalia Domingo Soler, FEB, p.344)

Amália apenas transcrevia o que dizia o médium psicofônico inconsciente, Eudaldo Pagés. Durante a transcrição ela poderia ter suprimido essa parte em referência às suas vidas, mas era muito fiel ao que ouvia e optou por manter o texto.

Voltando ao machismo brando, infelizmente constato a existência de homens e mulheres nesta categoria em pleno século XXI. Numa rede social uma mulher considerou educar os filhos homens para “proteger” as mulheres. Então eu a contestei: “Devemos educá-los para respeitá-las”. A expressão “proteger” sugere a dependência da mulher em relação ao homem e consequente submissão. Homens e mulheres possuem uma diferenciação genética que se reflete em sua maneira de ver o mundo e comportamentos. Esse X a mais que a mulher tem faz dela um ser humano que age e resolve problemas de uma maneira diversa da do homem. Isso não significa estabelecer funções determinadas para cada um dos gêneros.


Marissol Castello Branco, 48 anos, casada, mãe de 2 filhos, arquiteta e professora. Autora de livro publicado pelo CPDoc: Igualdade de direitos e diferença de funções entre o homem e a mulher. 1997
Os artigos desta coluna baseiam-se em estudos e pesquisas desenvolvidos pelo CPDoc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário