terça-feira, 26 de julho de 2016

DIFERENÇA ENTRE SOLIDARIEDADE E GENEROSIDADE - por Roberto Rufo

                                                                       


                SOLIDARIEDADE é um ato de bondade com o próximo, um sentimento de união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Literalmente, significa:
  • Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas.
  • Interdependencia entre seres e coisas.
  • Identidade de sentimentos, de idéias, de doutrinas(1).


                    Na Sociologia existe o conceito de SOLIDARIEDADE SOCIAL, que subentende a idéia de que os seus praticantes se sintam integrantes de uma mesma comunidade, portanto, sintam-se interdependente.
                    
                    GENEROSIDADE é a virtude que a pessoa tem quando acrescenta algo ao próximo. Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará feliz, tanto quanto aquela pessoa que doará um tempo para outros sem a necessidade de receber algo em troca.
       
                    Segundo René Descartes, em Tratado das paixões e também nos Princípios de Filosofia, a generosidade é apresentada como uma despertadora do real valor do eu e ao mesmo tempo como mediadora para que a vontade se disponha a aceitar o concurso do entendimento, acabando assim, a causa do erro. Nesse caso, passa a ser um conceito de mediação entre a vontade e o entendimento (1).


Nenhum comentário:

Postar um comentário