quarta-feira, 28 de outubro de 2015

XIV SBPE Sucesso Mais Uma Vez!

 14° SBPE - Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita aconteceu entre 30 de outubro e 1° de novembro de 2015 em Santos -SP

Vejam abaixo uma rápida retrospectiva destes 26 anos de história!


Mais de 100 pessoas acolheram o nosso convite, inscrevendo-se no SBPE, Uma verdadeira festa de cultura Kardecista.

Apresentação do vídeo 26 anos da nossa história

Vejam  fotos da abertura do evento

Alexandre Machado abrindo as atividades

Raúl Drubich de Rafaela Argentina apresentou, seu novo livro -  “La brújula espiritual: mediumnidad y desarrollo de conciencia”



Cláudia Régis Machado e Roberto Rufo apresentaram o trabalho do ICKS que foi uma exposição com o tema -  SBPE 26 anos abrindo espaço para novas ideias.





Dante Lopez,da Argentina e Presidente da Confederação Espírita Panamericana esteve presente prestigiando o  evento e aproveitou para divulgar o XXII Congresso Panamericano da CEPA que se realizará em Rosario na Argentina de 25 a 28 de maio de 2016. houve um grande número de adesões ao evento.

Durante todo o evento  houve uma exposição permanente composta de um filme, duas exposições em painéis e uma escultura. 

O ICKS através de vídeo  e  fotografias fez um documentário com os seguinte títulos “26 anos da nossa história” Um levantamento estatístico através da linha do tempo – “ 26 anos consolidando  o movimento laico e livre pensador” -  onde vamos situar o simpósio com os acontecimentos no Brasil e no mundo em cada ano. 

A escultura – “ 26 anos construíndo o DNA do espiritismo livre pensador” - representando o total de páginas estimada dos trabalhos do SBPE em formato de hélice, onde cada caixa de arquivo representa um dos Simpósios Brasileiros do Pensamento Espírita.. 

Banners -  “ 26 anos de contribuiçoes representativas” - com depoimento de alguns autores dos trabalhos escolhidos. Além de depoimento de grupos que são parceiros dos simpósios (CEPA, CEPABrasil e CPDOC).


Uma surpresa organizada pelo ICKS foi a presença de um Saxofonista que por 2 horas abrilhantou o coquetel de celebração do evento.

Fim do primeiro 

Segundo dia - sábado 31 de outubro

Primeira palestra: Evolução do conceito de caridade, ao longo do tempo, entre o Império Romano e os dias atuais   - José Carlos de Souza 

José Carlos de Souza

A segunda palestra foi proferida por Alexandre Cardia Machado, presidente do ICKS - Pluralidade dos Mundos Habitados – Uma Análise do livro de Cammille Flammarion.

Alexandre Cardia Machado

Ciro Pirondi apresentou uma abordagem postulando a integração da arte no cotidiano, não como uma complemento, mas sim como um dos componentes importantes da vida do homo sapiens - A Poética das Vidas Itinerantes.

Ciro Pirondi no XIV SBPE

Ensaio sobre a Evolução e o Espiritismo – De Lamarck a Capra foi a apresentação de Alcione Moreno, buscando uma abordagem da evolução sistemica.

Alcione Moreno

Os sentidos do bom senso no espiritismo - apresentado por Eugenio Lara


Eugenio Lara

O Espiritismo e a (in)tolerância no processo de globalização 


Jaílson Mendonça

Direito moderno e sua interação com o espiritismo - Análise à luz do pensamento de Miguel Reale - por Jacira Jacinto
Jacira Jacinto

O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO - A árdua busca de um conceito espírita de Deus descolado da teologia cristã - Milton Medran


Milton Medran

Maioridade Penal, uma reflexão espirita - por Marcelo Régis


Marcelo Régis

Deus, espírito e matéria: uma rediscussão espírita  - Mauro Spínola


Mauro Spínola

O Espiritismo ante a crise metafísica ocidental  - Ricardo Nunes
Ricardo Nunes

A última atividade do segundo dia foi a Assembléia Geral da CEPA-Brasil, onde a atual diretoria foi reconduzida, por mais 2 anos.

Fim do segundo dia, 

O SAGRADO NO ESPIRITISMO: uma contribuição para um início de debate - Reinaldo di Lucia

Reinaldo di Lucia

Livre Arbítrio, volição e determinismo no pensamento Kardecista - Eugenio Lara

Eugenio Lara

Encerramento - Coordenado por Roberto Rufo que à partir de 1° de Janeiro presidirá o ICKS


Fizeram uso da palavra, em nome da platéia Homero Ward - Presidente da CEPA-Brasil, Marcelo Coimbra Régis, Mauro Spinola e Alcione Moreno


Homero Ward


Marcelo Régis


Mauro Spínola




Alcione Moreno - de azul

Como sempre, na nossa tradição, a Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda oferece peças de artesanato à venda

 
Bazar do Lar Veneranda

A convivência harmoniosa e carinhosa a melhor marca do SBPE




Abraços a todos e até o XV SBPE




Um comentário:

  1. QUERIA PARABENIZAR A TODOS QUE PARTICIPARAM NA ELABORAÇAO DESTE MARAVILHOSO SIMPOSIO! DEIXANDO UM ESPECIAL PARABENS E AGRADECIMENTO AO ALEXANDRE E CLAUDIA CARDIA MACHADO PELA DEDICAÇAO E PERSEVERANÇA. SEM ELES ESSE SIMPOSIO NAO ACONTECERIA!! PARABENS QUERIDOS!

    ResponderExcluir