segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Rolezinho - por Gisela Régis

ROLEZINHO....A reportagem "Eu não quero ir no seu shopping" (Veja - 22 de janeiro") suscitou comentário de um leitor que achei muito pertinente e o qual reproduzo aqui: "A reportagem me chamou a atenção por revelar detalhes que vão além do preconceito ou da desigualdade social, como pregam os simpatizantes de causas sociais. Por trás de cada rolezinho estão pais sem autoridade, que abrem mão de seus pequenos salários, conquistados com trabalho árduo e dignidade, para alimentar os desejos consumistas de seus filhos, jovens que creem cegamente que roupas e acessórios absurdamente caros ditam o caráter e os valores de um individuo. São pais que não sabem dizer não e que, por inúmeros motivos, não conseguiram ensinar valores como respeito e dignidade a seus filhos. Os rolezinhos servem para esfregar na cara da sociedade que a defasagem da educação no Brasil não somente é um mal que acomete as escolas como denuncia que elas devem ser repensadas desde o nascimento pelos pais. Infelizmente a sociedade e o governo populista que só quer angariar votos enxergam no fenômeno somente o preconceito e a desigualdade social, fazendo a maioria pensar que a culpa de os rolezinhos existirem é da suposta classe média consumista e ostentadora que trabalha para sustentar os governantes e seus projetos pseudossociais." - Stefanie Veras de Oliveira

LIVRO DOS ESPIRITOS - Da Lei do Progresso - capitulo VIII
Pergunta 785. Qual o maior obstáculo ao progresso?
"O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. A primeira vista, parece mesmo que o progresso  intelectual reduplica a atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição  e o gosto das riquezas....Curta, porem, é a duração desse estado de coisas, que mudará a proporção que o homem compreender melhor que, além da que o gozo dos bens terrenos proporciona uma felicidade existe maior e infinitamente mais duradoura."
E você? qual a sua opinião sobre esse assunto?

3 comentários:

  1. Parabéns Gisela por trazer este assunto à discussão, não dá para buscar apenas uma causa para todos os problemas sociais. Desta forma, vejo sim que existe culpa de pais, mas os relezinhos são apenas uma evolução do que já existia antes, os jovens da periferia vão para os shoppings, só que agora marcam estes encontros pelas redes sociais.
    A falta de educação e de limites está presente é claro, mas jovens adoram aparecer e por um tempo vão tentar mostra-se, como em todos estes movimentos sociais que vemos no Brasil, o problema está na violência e no oportunismo. < Alexandre Machado >

    ResponderExcluir
  2. O assunto no momento precisa de reflexão. Com tantas injustiças sociais é preciso reivindicar melhorias. Será que a violência e a maldade são impulsionadores das mudanças?

    Rosana Regis


    ResponderExcluir