sexta-feira, 12 de julho de 2013

SBPE: uma trincheira para o livre-pensar espírita - Minha Experiência no SBPE - por Ademar Arthur Chioro dos Reis

SBPE: uma trincheira para o livre-pensar espírita

Estive presente em praticamente todas as edições do Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita (SBPE), tendo apresentado diversos trabalhos e participado ativamente dos debates nele proporcionados. A minha formação e trajetória como intelectual e dirigente espírita é muito devedora ao evento, que ao longo de mais de duas décadas ininterruptas de existência vem assumindo diversas representações e cumprindo distintos papéis para o movimento espírita e para cada um dos participantes. No presente artigo procuro expressar o que significa pra mim o SBPE, criado e mantido por anos pelo líder espírita Jaci Regis e que se mantém mais vivo do que nunca após o seu desencarne, tendo se constituído num espaço vital e imprescindível de produção e reflexão sobre o pensamento espírita.

A partir de sua criação, na década de 80, constitui-se no único espaço disponível de aglutinação dos espíritas que foram expulsos ou se auto excluíram do movimento espírita hegemônico, após os intensos e destrutivos processos de embate que tiveram a questão religiosa como eixo central da discórdia. As primeiras edições do SBPE constituíram-se numa trincheira de resistência. Não fosse a sua existência teríamos nos enfraquecido no isolamento, no abatimento moral e no desânimo geral. Ali, a cada encontro, percebíamos que companheiros de distintos grupos, cidades e estados tinham uma perspectiva doutrinária convergente. Era ali que nossas energias eram renovadas e que podíamos perceber que outra forma de espiritismo era possível e viável, livre das amarras opressivas que a institucionalidade vigente impunha, da mansidão farisaica contida no discurso evangélico totalizante. Uma proposta que pudesse ser implementada com reais possibilidades de dar continuidade àquilo que fomos entendendo progressivamente cada vez mais ser o projeto de Kardec: um espiritismo progressista, humanista, laico e livre-pensador.

Foi esta identidade de pensamento, construída no debate aberto, franco, fraterno e livre, com companheiros e instituições espíritas de diversas partes do país, que arou e produziu campo fértil para receber o chamado feito pela CEPA, em 1995, quando Jon Aizpúrua dirigiu carta aberta aos espíritas livre-pensadores, laicos, progressistas e humanistas. Convidou-os à cerrarem fileiras na CEPA, processo que se consolidou com a presença de uma grande delegação brasileira no XVII Congresso Espírita Pan-americano da CEPA, em Buenos Aires (1996) e com a realização do XVIII Congresso em Porto Alegre (2000). O tema do Congresso (“Deve o espiritismo atualizar-se?”) e a eleição do gaúcho Milton Moreira Medran para a presidência da entidade consolidaram definitivamente um novo espaço de convivência doutrinária e afetiva para este segmento do movimento espírita.

A partir daí, o SBPE passou a ser explicitamente apoiado pela CEPA e se tornou também um espaço privilegiado de encontro e de fortalecimento desta entidade, sediando várias reuniões da sua Diretoria Executiva, da qual fiz parte por 12 anos. Foi o palco, também, do surgimento da CEPABrasil, entidade criada em 2003 por delegados e amigos da CEPA em nosso país que tem tido um papel importantíssimo na organização de encontros e na disseminação do pensamento kardecista laico e livre-pensador.

Pessoalmente, tenho um debito de gratidão muito grande como o SBPE. Os trabalhos que tenho apresentado em Congressos, Encontros e Conferências, no Brasil e no exterior, e os livros que publiquei - “Magnetismo, Vitalismo e o Pensamento de Kardec” e “Mecanismos da Mediunidade – o Processo de Comunicação Mediúnica”, assim como as contribuições espíritas mais importantes que produzi até hoje, contidas em dois capítulos no livro “A CEPA e a Atualização do espiritismo” e que versam sobre a Agenda e o Método para a atualização do espiritismo, tiveram como laboratórios as reuniões do CPDoc e as sessões de apresentação de trabalhos do SBPE. Não apenas porque me instigaram a produzi-los e apresentá-los, mas porque ali obtive um retorno dos demais participantes, extremamente qualificados, que me aportaram reflexões e críticas tão importantes que praticamente os transformaram em coautores.

Outro aspecto que destaco é o caráter metodológico revolucionário assumido pelo SBPE, proporcionando um espaço inédito para a produção intelectual de autores, grupos de pesquisa e instituições espíritas comprometidas com o pensamento kardecista. Isso ocorreu porque tradicionalmente os eventos espíritas eram realizados como torneios de oratória, em conferências proferidas por palestrantes e médiuns ilustres, sem espaços para o debate, a reflexão e o questionamento. Além disso, raramente permitiam que pesquisadores e estudiosos desconhecidos ou novatos pudessem apresentar as suas contribuições. Concebido num formato muito simples, em que cada participante pode propor com total liberdade um tema, bastando remeter seu resumo, inscrever-se no evento e dele participar para fazer a sustentação oral e debatê-lo livremente com os demais participantes, o SBPE demonstrou o quanto este tipo de espaço é rico e proveitoso, tanto que assim se mantém desde a primeira edição, com pouquíssimas mudanças, tornando-se referência para outros eventos espíritas.

O SBPE tem sido, ainda, e isso não é menos importante do que destaquei anteriormente, um espaço de produção de laços de afetos, de novas e consistentes amizades, de inclusão de gente que foi posta de lado ou que perdeu qualquer possibilidade de conviver fraternalmente com outros companheiros espíritas, simplesmente por pensar diferente, por ousar inovar ou exercitar aquilo que para o espírito é a essência de sua existência: a liberdade de pensamento.

O SBPE é também lugar de encontros e reencontros com companheiros muito queridos de diversas partes do país. Possibilitou o estabelecimento de fortíssimos vínculos afetivos com espíritas argentinos, que dele participam ativamente há vários anos, e terminou por inspirar a criação de um evento similar que ocorre naquele país agora também com regularidade, praticamente nos mesmos moldes do SBPE.

Por tudo isso, espero que os espíritas interessados no estudo e na produção do pensamento espírita, independentemente de serem vinculados ou não a uma das correntes do movimento espírita, que estejam comprometidos com o livre-pensar e que mantém suas mentes abertas ao novo, que lutam pelo direito à liberdade e pelo respeito às diferenças e aos diferentes, possam vir a Santos, em outubro de 2013, para apresentar sua produção ou apenas compartilhar conosco os aportes que serão efetuados por estudiosos muito comprometidos com o desenvolvimento do pensamento kardecista, em momentos de grande aprendizado intelecto-moral e de ampliação de laços de afeto e respeito.



Ademar Arthur Chioro dos Reis

Médico e professor universitário.

Membro do CPDoc e do CEAK (Santos)

Um comentário:

  1. Realmente o cardápio de discussão está muito estimulante. Vamos pessoal, inscrevam-se no SBPE e venham debater com a gente.

    ResponderExcluir