terça-feira, 21 de maio de 2013

27 anos de Jornal ABERTURA

O Jornal ABERTURA, fundado por Jaci Régis em abril de 1987, surgiu da necessidade urgente de dar continuidade ao trabalho pioneiro realizado pelo Jornal Espiritismo e Unificação. Após a expulsão de vários Centros Espíritas santistas que não viam o Espiritismo como religião, da União Municipal Espírita de Santos, perdeu-se aquele importante meio de comunicação editado, à época, por Jaci Régis e José Rodrigues.




O ABERTURA surge então como uma luz, como um farol a iluminar o caminho daqueles que tem uma opção livre-pensadora, focada na orientação inicial de Allan Kardec, aos moldes da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada como um centro cultural e não como um templo religioso.

Nestes 27 anos, presenciamos mudanças políticas no Brasil que vivia então na ditadura militar, passando pelo período de redemocratização. Este jornal assinalou o fim do Apartheid na África do Sul, a queda da Cortina de Ferro, o aparecimento do telefone celular, da internet, mas principalmente, fizemos parte da história do crescimento no Brasil, da Confederação Espírita Pan-americana - CEPA.

Jaci Régis criou um espaço de defesa de grandes ideias liberais, com a criação da LICESP – editora vinculada à Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda, do ABERTURA e do Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita e, depois, do ICKS.

Este jornal ajudou a viabilizar a existência de um grupo de resistência, que cresceu e amadureceu, companheiros de ideal, pelo Brasil afora, prosperou a ideia de um Espiritismo laico. Hoje, temos como centralização de nosso esforço a CEPA Brasil, que surgiu neste contexto e, mais amplamente, a CEPA. Nenhum de nós se mantem só. É preciso uma corrente de ideias e a sua divulgação sistematizada e, neste aspecto, o ABERTURA tem sido um elo forte desta corrente.

A primeira edição do ABERTURA trazia uma matéria sobre o momento em que vivíamos: trazia Henrique Diegues que havia sido presidente da UMES por muitos anos e também candidato derrotado com todo o nosso grupo a presidente da USE – União das Sociedades Espíritas de São Paulo, em 1986. Nesta edição apresentaremos mais uma vez a sua lucidez e as suas palavras, em uma entrevista especial.

Estamos em uma segunda geração do ABERTURA, agora sob a liderança de Alexandre Cardia Machado que neste exemplar edita o 28º jornal sem a presença de Jaci Régis. Seguimos firmes na missão de ser um portal capaz de mostrar ao mundo a existência de um Espiritismo belo, livre, não menos fraterno, capaz de servir como instrumento de refino de nossa alma. Podemos ser admiradores da mensagem renovadora de Jesus de Nazaré, podemos analisar friamente as contribuições de outros Espíritos, com o exercício equilibrado do livre-arbítrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário