terça-feira, 23 de abril de 2013

Minha Experiência no SBPE - Vida longa ao Simpósio! por Eugenio Lara

Santos foi palco de muitos eventos pioneiros, congressos, seminários, encontros os mais diversos. Muitos desses eventos foram promovidos com o apoio do movimento de unificação, até surgir, em meados dos anos 1980, a chamada questão religiosa, que dividiu de modo definitivo o movimento espírita. Amplos segmentos de espíritas de mentalidade não-religiosa e contrários à igrejificação do Espiritismo se afastaram ou foram expelidos “fraternalmente”. O movimento espírita brasileiro entra em crise, na busca de novos caminhos.


É nesse novo contexto que se delineia o projeto de um evento que pudesse reunir o amplo segmento de espíritas descontentes com os rumos do Espiritismo no Brasil. Sob a liderança e tirocínio do escritor espírita Jaci Regis (1932-2010), foi lançado o Simpósio Nacional do Pensamento Espírita (1989), que a partir de sua segunda edição, passou a ser denominado de Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita, realizado de dois em dois anos.

Se de início o Simpósio contou com expositores consagrados na exposição de temas e textos encomendados, a partir de sua segunda edição todo o temário passou a ser definido pelos próprios participantes. A apresentação livre de temas, de textos e ensaios, sem censura prévia, mostrou-se bem sucedida.

Ao contrário dos congressos espíritas tradicionais onde o público assiste passivamente a torneios de oratória, exposição de lideranças consagradas e temários fechados, o Simpósio se definia segundo a ação de seus próprios participantes, numa atitude ativa e decisiva na definição dos temas a serem apresentados. A troca de ideias, o livre-pensar, o debate intenso e respeitoso foi se consolidando com o tempo, transformando o Simpósio num dos eventos de maior sucesso no movimento espírita brasileiro, inclusive com a participação de espíritas de outros países.

Lembro-me com carinho das reuniões preparatórias do primeiro simpósio, muitas delas realizadas na casa de Jaci e Palmyra Regis. Tardes agradáveis, ao mesmo tempo em que batia forte o coração na expectativa de se estar criando algo novo que pudesse redundar em fracasso, num tremendo fiasco. Não foi o caso. O Simpósio é hoje um evento consolidado e um raro espaço para apresentação de reflexões e pesquisas espíritas, sempre acompanhado do contato fraterno, da amizade e da ternura que naturalmente envolve seus participantes.

Ter participado desse grande momento é para mim motivo de muito orgulho, ao ver de perto algo novo surgindo e se consolidando, resultado de muito trabalho e de muita perseverança. Pois é pela paixão, o amor ao Espiritismo, através do trabalho e de muita perseverança que o Simpósio prossegue. E não há como negar que o legado de Jaci Regis permanece vivo. Vida longa ao Simpósio!





Eugenio Lara, arquiteto e designer gráfico, é membro-fundador do CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentação Espírita, editor do site PENSE - Pensamento Social Espírita e autor do livro Breve Ensaio Sobre o Humanismo Espírita. Publicou também em edição digital os seguintes livros: Racismo e Espiritismo, Milenarismo e Espiritismo, Amélie Boudet, uma Mulher de Verdade - Ensaio Biográfico, Conceito Espírita de Evolução e Os Quatro Espíritos de Kardec.

E-mail: eugenlara@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário