quinta-feira, 5 de julho de 2012

Nada supera a Velocidade da luz. Será?

Nada supera a Velocidade da luz. Será?
Alexandre Cardia Machado
Abrindo a Mente: Outubro 2011

À medida que o Grande Colisor de Hádrons (LHC) do Cern, nas proximidades de Genebra, opera com uma força maior, os cientistas falam cada vez mais sobre uma "Nova Física" no horizonte, que poderia mudar por completo os pontos de vista atuais sobre o universo e o seu funcionamento.




"Universos paralelos, formas desconhecidas de matéria, dimensões extras... Isso não é coisa de ficção científica barata, mas teoria física muito concreta que os cientistas tentam confirmar com o LHC e outros experimentos". Isso foi escrito no boletim do CERN, no ano passado, mas o que ninguém esperava era encontrar evidências de que alguma partícula pudesse se deslocar acima da velocidade da luz – o que contradiz a teoria da relatividade de Einstein. Durante experimentos no CERN, eles afirmam ter registrado partículas subatômicas capazes de viajar mais rapidamente que a velocidade da luz. Se a descoberta se confirmar, os principais pilares da física seriam abalados. As informações são da agência AP.

De acordo com a física padrão, é impossível que algo seja mais veloz que a luz. Mas os pesquisadores do CERN afirmam que os neutrinos - umas das partículas menos compreendidas da física - são capazes de ultrapassar a barreira dos 299.792 km por segundo. O registro de velocidade teria ocorrido quando um laboratório do CERN, em Genebra, na Suíça, disparou um neutrino a outro laboratório na Itália, a 730 km de distância.

Agora, os cientistas que realizaram o experimento pedem a colegas pesquisadores que revisem e verifiquem os dados coletados para confirmar a descoberta. Há que se entender se existiram erros de medição e, claro, uma confirmação independente do fato. De qualquer forma, a diferença medida é de apenas 20 nano segundos a menos, no tempo levado para percorrer a distância entre os dois laboratórios.

Mesmo assim, sempre que a ciência se depara com uma descoberta destas, provoca-se um choque no paradigma existente, abrindo-se uma nova oportunidade de expansão de conhecimento.

Neutrino - pertence à família dos léptons, é gerado da reação de fusão nuclear do hidrogênio. Sua massa é muito pequena (antigamente se pensava que podia ser nula). O spin do neutrino é 1/2, sua carga elétrica pode ser considerada nula. Esta partícula é formada em diversos processos de desintegração beta, e na desintegração dos mésons K. Pode-se dizer (por enquanto) que existem três tipos de neutrino. Está intimamente associado ao elétron, ao tau e ao múon. Até então acreditava-se que se deslocava à velocidade da luz.




Na edição de Maio de 2011, publicamos nesta coluna: “Pode o pensamento deslocar-se acima da velocidade da luz”. Vale a pena conferir no blog do ICKS.



Para saber mais:

• Google – procure por neutrino e dezenas de artigos sobre este fato se apresentarão.

• Blog: http://icksantos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário