domingo, 15 de abril de 2012

Declaração de Princípios do ICKS

Apresentamos abaixo os princípios que o ICKS aplicará em suas atividades de 2012. Estes princípios foram construídos a partir de discussão interna dos sócios do Instituto em quatro sessões, partindo de dois documentos: A Doutrina Kardecista, de Jaci Régis, e a carta de posicionamento da CEPA Brasil.

Princípios ICKS:

01 - O ICKS é, por definição, Kardecista. Portanto, ser Kardecista é entender Kardec através das obras assinadas por ele e interpretar a sua aplicação nos dias de hoje, sem se fechar no passado.

02 - O ICKS se declara uma instituição laica.

03 - O ICKS considera que a Doutrina Espírita foi concebida como ciência, filosofia com consequências morais, resultante de estudos e análises dos planos material e espiritual. O ICKS deve sempre utilizar uma linguagem tipicamente espírita evitando assim viciações de cunho cristão.

04 - O ICKS deverá manter-se atualizado com a cultura atual e que possua relevância com a Doutrina Espírita.

05 - O ICKS será um pólo irradiador de ideias, desenvolvendo cursos, pesquisas, fórum de debates e ideias, a fim de propiciar aos interessados em estudos espíritas o maior rol possível de temas, procurando aplicar metodologia de cunho científico e de princípios consagrados pela ciência acadêmica, para obtenção de novos dados, mantendo atualizados os conceitos espíritas e a realidade atual.

06 - O ICKS entende que os relacionamentos humanos não estão baseados em culpa e castigo.

07 - O ICKS entende não existir um ser definido como salvador.

08 - O ICKS entende que a ‘mediunidade’ é uma faculdade natural e foca a sua atenção para o público dos encarnados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário