terça-feira, 20 de março de 2012

O FIM DA “GUERRA ESTÚPIDA” por Roberto Rufo


O FIM DA “GUERRA ESTÚPIDA”

Roberto Rufo

“A guerra só acabou para os americanos. Ninguém sabe se a guerra terminará também para nós”. (Emad Risn, colunista de um jornal de Bagdá).

“Algum dia a Guerra do Iraque será considerada a virada fatal dos Estados Unidos”. (Lee Siegel, colunista do Los Angeles Times e agora também do Estadão).

“Encerrarei de uma vez por todas essa guerra estúpida”. (Barack Obama, em promessa de campanha).


A pretexto de eliminar a ameaça representada pelo ditador Sadam Hussein, que possuiria arsenais de destruição em massa, que os EUA sabiam tratar-se de ficção, há nove anos iniciou-se a invasão do Iraque. A guerra começou com uma mentira, mas terminou com um saldo catastrófico. As estatísticas são devastadoras. As baixas fatais americanas foram da ordem de 5 mil mortes. Cerca de 110 mil civis iraquianos morreram e 1,5 milhão fugiram para os países vizinhos.

O custo financeiro, para os EUA, da sua louca aventura, é da ordem de US$ 800 bilhões, pelos dados oficiais. No entanto, estimativas independentes falam em até US$ 3 trilhões. Seja qual for o dado verdadeiro não há como deixar de associá-lo ao estado crítico das finanças americanas. Fora tudo isso será muito difícil aos iraquianos esquecerem as atrocidades cometidas por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib. Claro, foi tudo feito em nome dos valores americanos da liberdade e da democracia.

Sem falar em cifras milionárias que foram desviadas por empresas contratadas pelo governo americano para prestar todo tipo de serviço no Iraque. Para essas empresas contratadas, a guerra foi um sucesso de negócios, podendo até mesmo usar o falso argumento ético da geração de empregos.

Pergunta 742 do Livro dos Espíritos: Qual é a causa que leva o homem à guerra? Resposta dos Espíritos: “Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e satisfação das paixões. À medida que o homem progride, ela se torna menos frequente, porque lhe evita as causas e, quando é necessária, sabe aliá-la à humanidade”.

Pergunta 745 do Livro dos Espíritos: Que pensar daquele que suscita a guerra em seu proveito? Resposta dos Espíritos: “Este é o verdadeiro culpado e precisará de muitas existências pra expiar todos os homicídios dos quais foi a causa, porque responderá pelo homem, cada um deles, ao qual causou a morte para satisfazer sua ambição”.

Não há resposta melhor do que essa para o verdadeiro significado da guerra do Iraque.

Artigo publicado no Jornal Abertura em Janeiro/Fevereiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário